domingo, 5 de dezembro de 2010

Bob & Harv


Domingo quente. Nenhuma folha balança nas árvores. Ribeirão é a cidade onde menos venta no mundo. Não, ninguém me disse, eu que inventei porque parece correto.
Estou curtindo muito ter em mãos meu exemplar de Bob & Harv - dois anti-heróis americanos. Desenhos de Robert Crumb (gênio) e roteiro de Harvey Pekar (um doido que entendo). Ficadica pra quem curte HQ e pra quem gosta de crítica social e humor sem preocupação com o politicamente correto ou com desenhos pasteurizados e limpinhos da era digital de hoje em dia.
Aqui tem espaço pro sujo e rasgado, pra gente que não sabe falar, pra pingos de nanquim, pra desenho viceral. O white trash, o antisocial, o americano descrente e fechado em si, em suas neuroses e frustrações pequeno-burguesas, que caminha à margem do sonho americano sem nunca acessá-lo de fato embora tão próximo. Os homens não tem múculos definidos, as mulheres não são top models. O mundo de personagens que só Crumb saberia retratar e Harvey relatar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Do jeito que as Hq's estão se rendendo a facilidade dos ilustradores digitais, wolverine vai escutar restart logo!! pena!

Ju disse...

JA eu valorizo a coisa old school. Questão de arte, de princípio, de origem do que gosto e valorizo. Sei que ha a demanda por uma hq mais comercial de baixo custo etc, mas nada como obras eternas...
Tenho um pouco de nanquim no sangue, não adianta.
Abs e volte sempre.