sábado, 4 de dezembro de 2010

A lição do Dr Aloísio

Não, não acho graça... Tenho é medo!

Você já ouviu falar do Dr. Aloisio Silveira?
Ele é Juiz da 1ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Nessa semana, ele absolveu o Deputado eleito Tiririca, após demonstração de sofrega leitura e garatuja, da acusação de ser analfabeto e, portanto, não poder ser eleito.
Em um primeiro momento, tenho ouvido e lido críticas sobre a decisão do juíz. De imediato, eu mesma pensei "acabou em pizza" etc e tal.
Num segundo momento, todavia, eu saquei o recado por trás da absolvição.
O réu não foi Tiririca. São outros, são mais de um milhão. São os que votaram nele, tripudiando do privilégio do voto.
O juiz apenas não condenou Tiririca, a ponta do iceberg de toda uma escrotidão de partidos e mentalidade tacanha.
Ele apenas condenou os verdadeiros culpados a um dos piores castigos em certas situações: conviver com sua escolha, sofrer as conseqüências de ter um desejo ou anseio atendido.
.
Sim, Tiririca é analfabeto sim. Seus eleitores são analfabetos políticos, cujo deboche recalcado, a identificação e a projeção/resgate de um big complexo de inferioridade levou ao "votocídio", elegendo Tiririca. "Ah, mas tem gente que sabe ler que é desonesta, corrupta" dizem seus defensores, transpirando clichês e senso comum. E eu respondo: pois ele também é corrupto e desonesto. Ele topou fazer parte de um esquema milionário que alavancou a eleição de ex-mensaleiro e outros políticos de históricos desprezíveis. Cada pessoa que votou no Tiririca, votou também nesses caras. Tiririca, de bobo, só tem a cara. Fingir ignorância é artífício útil nesta seara. Até Lula usou no passado... Nem este e nem aquele me convencem.

Pena o analfabetismo de Tiririca. Pena vivermos num país em que ler é hábito raro.Caso contrário, indicaria o livro " Lei de Murphy" para cada um de seus 
eleitores. "Não há nada tão ruim, que não possa piorar".
Tiririca é só o sintoma de um mal maior.

Nenhum comentário: