sábado, 2 de outubro de 2010

Rorschach é pop

Não lembra? O Brad podia fazer o papel dele no cinema!
Hermann Rorschach foi um psiquiatra suiço, imortalizado por seu trabalho sobre o significado psicológico de interpretações dadas a manchas de tinta (o famoso Teste de Rorschach). Infelizmente, ele morreu um ano depois de publicar seu trabalho, mas seus sucessores continuaram as pesquisas. Seu Teste (de 1921) é, ainda hoje, um dos mais investigados e utilizados  em todo o mundo (espero que meus amigos psicólogos se orgulhem de meu breve e leigo parágrafo sobre Rorschach!).
Pois não é que o cara era a cara do Brad Pitt? Fuçando na net, achei essa foto aí de cima. Se fizessem um filme sobre o o cara, podiam por o Brad no papel. Por favor, não considerem um heresia de minha parte. Parecer com Brad só agrega valor na pessoa, pensa bem! (rsrssr... o cara era gênio e gato)
Se você gosta de HQ como eu, vai se lembrar na hora de uma personagem do Watchmen chamado de Rorschach, que usava uma máscara na face que mostravam manchas (que mudavam), referência ao teste. Curiosamente, é uma personagem de estado mental super instável.
Viu? HQ é cultura também!

O Rorschach do Watchmen. Não é bem sacado?
Existem alguns desenhos animados que, quando mandam as personagens para um psi (cólogo ou quiatra), sempre as colocam avaliando manchas numas pranchas de papel. Já vi no Pernalonga, nos Animaniacs....
Conclusão: Rorschach já se incorporou à cultura pop.

Nenhum comentário: