sábado, 21 de abril de 2012

Sempre bom se informar...

... sobre o Código Florestal, que tem sido assunto de muito debate. Tenho ouvido muitos argumentos favoráveis e outros negativos a respeito. Todavia, recentemente pude ter acesso a um material muito bacana de leitura sobre o tema. Confesso que ampliou minha visão sobre o assunto Código e sobre a questão ambiental como um todo.
E como essa  luz foi possível? Graças à internet. Sem a internet eu não conheceria a pessoa que repassou as informações para dizer o mínimo. Mas cabe ressaltar que, embora eu seja uma pessoa relativamente ponderada e civilizada, plugada, confesso ter tido acesso meio tardio a esse tipo de material. 
Percebo que o que aparece mais nas minhas timelines são defesas apaixonadas pela mudança do novo código que não teria ficado a contento dos ambientalistas. Sou uma leiga no assunto e minha posição em qualquer questão é ficar do lado dos bichos. E acho que a humanidade extrapola no povoamento... Adoro a flora também! Mas obviamente que a sociedade urbana atual deve ter de onde vir seu sustento. Há o agronegócio e a ampliação de divisas econômicas e até mesmo culturais com o uso adequado da terra. Impossível termos cidades e estrutura sem sacrificarmos certa área de mata. Mas há conhecimento para se planejar como e onde fazer isso. E há os animais...sim, para onde vão os bichos? - eu penso. Confio no poder do conhecimento científico. Como expandir sem degradar tanto? Acredito nas respostas vindas de técnicos e do homem do campo munido de informação científica. Mais Ciência, menos Politica. Acho que o debate ganha outra dimensão, até enriquecedora. Mas quando fica na base da paixão, do radicalismo... Aí esquece! E jovem é um ser bem impressionável. Tudo é sentir intenso. Ele quer mudar o mundo e esse querer muitas vezes é usado de maneira equivocada. Divulgar apenas as mudanças de um texto para o outro já seria de grande utilidade para ajudar a todos terem informações claras e imparciais sobre o assunto. Sem paixões, ponderando a necessidade de expandir nossa produção agrícola etc... Olha só que sugestão bonita de tema para debater numa novelinha das seis, bem didática (e sem mocinhos e bandidos apenas).
Quem quiser ler algo interessante sobre o tema, deixo abaixo exatamente como citado pela gentil remetente, cada um dos links interessantes que pude ler e agora divido com todos. 
.


Segundo, este (que explica mais leigamente o código e a situação dos pequenos agricultores):
http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI151607,51045-A+votacao+do+Codigo+Florestal+e+o+principio+da+precaucao

Depois este vídeo (must see, depoimento incrível e fala sobre a criminalização e os pequenos agricultores):
http://www.youtube.com/watch?v=42Br4Un3uUA&feature=player_embedded


http://www.secovi.com.br/files/Downloads/evaristo-eduardo-mirandapdf.pdf


E para pensar sobre o que você leu, sobre o que dá dignidade às nossas vidas e a de qualquer ser vivo...uma música boa dos bons tempos dos Titãs.

Nenhum comentário: