quinta-feira, 26 de abril de 2012

Isso é que é ser humano

Ao computador, com a televisão ligada, alguém estimula minha audiência. Sim, reconheço a voz. Uma voz simplesmente perfeita. Não mudaria nada. E sempre reforço o quanto voz e modo de falar é algo importante para mim. Além da voz maravilhosa, o conteúdo de seu discurso me toca. Sua serenidade, a auto-consciência ali explícita. Uma lição de auto-conhecimento que é pre-requisito para qualquer um que queira portar legitimamente o rótulo de "ser humano".
Reynaldo Gianecchinni é o cara. Curiosamente, além de tudo é uma estátua viva de Apolo. E tinha que ser, só pra derrubar mais um tabu. O de que homem bonito, modelo, não tem talento pra atuar, que não tem conteúdo, que é fútil. Nada disso chega sequer perto das atitudes que podemos observar na pessoa pública do ator. Ele sabe de seu carisma e do impacto que provoca nas pessoas e portanto, deixou o egocentrismo de lado e, em sua luta contra o câncer (uma doença que também impacta fortemente as pessoas), de imensa demonstração de coragem, humanidade, fé. Independentemente se esta fé é ligada a uma religião ou de se tratar de fé em si mesmo ou  na ciência. É fé. É uma postura positiva sem histeria que acomete especialmente pessoas que por natureza já gostam de chamar para si as atenções (e ele é ator, deve ser mais difícil controlar), de não cair na tentação de ser por como vítima ou mártir. 
A estátua viva de Apolo abre a boca e, a cada final de frase, passa a mensagem de que é apenas um cara, uma pessoa comum, com dores e sucessos, um cara com uma família, com um trabalho etc. Acredito que parte do star quality de Reynaldo venha dessa sensação familiar, de ser uma pessoa acessível, simples, fácil de lidar. Alguém que julgamos íntimos até (a mesma sensação que a Hebe, a Ana Maria Braga, o Toni Ramos, Paulo Goulart e Nicete Bruno me passam rsrs).
Não ligo a mínima se este é um post brega ou não. Reynaldo é bom sem ser piegas. Em sua sensibilidade reside sua força.
Acho que a cena abaixo passa bem o que quero dizer. Pena que atualmente pessoas como o jovem Neymar ganhem mais o coração das meninas do que o profundo Reynaldo com seus nobres valores (pobres garotas...). 
É isso, Gianecchinni e felinos são  duas paixões inegociáveis pra mim.

Sorry! O vídeo é amador, mas era o único existente...

Um comentário:

Caroline Martins disse...

Nossa hoje vi de relance a participação dele no programa da Ana Maria Braga. E é exatamente isso Ju, ele passa uma mensagem a cada frase dita! Ele sim é um exemplo de ator, modelo, pessoa em geral! :)