segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Momento Palmirinha

Pena que blog não atende ao olfato! De dar água na boca...
Receita antiga que minha mãe sempre fez e eu sempre amei. Com o tempo, fiz algumas experiências e variações. Daí que uma amiga chiquérrima, nutricionista e linda me pediu a receita no Face, então divido com ela e com todos a lendária TORTA DE TEMPERO (esse é o nome que minha mãe usa).
INGREDIENTES
7 tomates maduros sem pele
1 xícara de azeitonas verdes fatiadas
1 xícara de cebola picada miudinho
1 xícara de cheiro-verde (salsinha com cebolinha)
1 xícara de óleo
4 ovos inteiros
100g de queijo ralado
10 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó
Sal e molho de pimenta a gosto
MODO DE FAZER
Em uma tigela grande, coloque os tomates e esmague com a faca para ficar meio despedaçado mesmo. Não dispense o caldo resultante do esmagamento dos tomates, ok?  Misture todos os ingredientes citados e misture com vigor até formar uma pasta mais ou menos homogênea. Unte com um fio ide azeite um refratário de tamanho médio ou grande (a massa não cresce muito) e coloque no forno. Agora, e só agora, ligue o forno a uma temperatura média (cerca de 220 a 250 graus). Vigie. Quando um cheiro bom começar a ser sentido rsrs, vá na cozinha checar e espete um garfo na torta. Se estiver pronta, o garfo sairá limpo.
.
MINHAS ADAPTAÇÔES (QUE JULGO NUTRI-MELHORIAS)
- Uso tomate pelado em lata. Uma lata dá. Use todo o suco também e não apenas os tomates.
- Compro todos os ingredientes picadinhos e prontos pra facilitar a vida.
- Nunca acrescento sal. O queijo ralado e a azeitona salgam o suficiente para mim, que sou uma pessoa delicada e não gosto de nada muito salgado.
- Uma xicara de óleo? Mas nem pensar! Uso meia xícara de azeite de boa qualidade e tenho o mesmo efeito.
- Só uso farinha de trigo integral
- Como podem observar na foto (os pedacinhos), às vezes, acrescento um xícara de berinjela picadinha e  outra de abobrinha (em pedacinhos ou raladinha),cenoura ralada etc.
- Em dias de profunda inspiração, polvilho sementes de linhaça na superfície da massa antes de assar, só pra ficar bonitinho rs.

. Eu adoro comer um pedaço frio dessa torta com uma salada de folhas verdes. Tudo de bom!
.
Essa receita é supimpa e a Ju uma menina muito prendada!

Nenhum comentário: