terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Facebook: qualidade x quantidade

Por ser relativamente engraçada (ou uma figura) no convívio social (embora seja anti-social por natureza) e por força da relativa exposição de minha profissão, o fato é que meu Facebook ultrapassou a casa dos 1.500 amigos.
Nunca fui uma pessoa de muitos amigos. Sempre tive multidões de colegas e conhecidos, mas amigo mesmo -valorizando o sentido mais profundo da palavra - sempre uma meia dúzia. Isso ao todo, do alto da eminência de iniciar minha 4a década de observadora do mundo humano. Então me dei conta.
Num estalar de lucidez, pensei: dessa multidão, quem de fato me conhece ou que eu conheço. E não é culpa de minha memória. É porque foram conhecidos, contatos breves. Dei-me conta de algo: seria possível alguém ser realmente espontâneo se todas as pessoas com quem conviveu na vida pudessem ouvir ou ler tudo que você expressa no seu mural? Porque eu simplesmente não conseguiria. Porque a gente não gosta de todo mundo que conhece; fala mal até hoje da fulana e sicrano; e simplesmente não suporta a mente curta de beltrano. Se não é assim com você, lamento. Pessoas interessantes nunca passam a vida sem desafetos (mesmo que não saibam rs).
 Acho que esse vídeo, plasma com perfeição a banalização das interações entre usuários de redes sociais como o Facebook,  ou seja, expressa parte do que gostaria de dizer (sem legenda, mas com inglês bem fácil de entender, ok?):



Então o Facebook te faz aceitar compulsivamente pessoas, que às vezes, você rezou para sumir de seu caminho. Já aconteceu com vocês. Mas a dinâmica do Facebook parece ser baseada na quantidade e não na qualidade das interações. Pensando em sua origem, a do Facebook, faz todo o sentido: jovens nerds cheios de hormônios frente á escassez de oportunidade de contato de fato, criam uma rede que além de viabilizar o contato entre pessoas, também era capaz de levar seu usuário a cair na tentação da quantidade versus qualidade. 
Pensando nisso e cogitando a remota possibilidade de ser este o derradeiro ano de vida na Terra (vai que é sério...) resolvi adotar algumas atitudes, digamos, saudáveis psiquicamente. E aí postei no meu mural do Facebook uma mensagem que rendeu 51 curtis e 4 compartilhamentos, um recorde para mim!
A mensagem era essa:

Seguinte. 2012 pode ser o último e não tô podendo com algumas coisas. PORTANTO, VAI LEVAR BLOCK no meu face quem:
- empilhar mensagens religiosas de qq natureza;
- mandar videos fotos de crueldade com animais;
- enviar link pra videos e fotos com pornografia;
- tecer comentários mesmo que de brinks inferiorizando a figura feminina;
- brincar com assuntos como abuso, estupro, figura feminina.
- me convidar para qualquer calendario, jogo ou aplicativo.
.
SIM, RADICAL E SIMPLES ASSIM. Percebo que é hora de começar a peneirar esse face. Qdo add alguém, na verdade não sabemos o que nos aguarda. E aqui é um momento de interação e relaxamento. E a lista não terminou.
Se vc for blocked por mim, não encane nem faça drama.
E, sim, vc tem TODO o direito de me bloquear se julgar pertinente.
BORA?

Nenhum comentário: