quarta-feira, 28 de julho de 2010

Crueldade Humana (Touradas, Farra do Boi...)


Muitas cidades espanholas, incluindo a "moderna" Madri, estão pleiteando que as Touradas e Corridas com Touros tornem-se "patrimônio cultural" da Espanha, legitimando e garantindo a manutenção de tais atividades.

Além disso, alega-se que as touradas empregam cerca de 40 mil pessoas e movimentam bilhões de Euros por ano (bilhões?! Eu du-vi-do!), o que em plena crise econômica mundial é sempre um apelo que ganha força.

.

Mas hoje li com IMENSA ALEGRIA a notícia de que na Catalunha as Touradas serão proibidas até 2012 (bem, caso o mundo acabe mesmo em 2012, de nada adiantará, mas já é alguma coisa...). É a segunda região espanhola a definir a proibição (clique aqui para ler a notícia).

.

Os defensores das touradas baseiam-se no argumento cultural e econômico.

.

Honestamente? Acredito que a Espanha tenha MUITO mais a oferecer em cultura do que a crueldade oficializada de pobre touros. Aliás, se qualquer país alega que tal barbárie é "cultura", deve questionar a "cultura" nacional... Que tipo de país/povo é esse que acredita que o assassinato covarde e sádico de um ser vivo indefeso é "cultura"? Alguns alegam ser uma "paixão nacional"... Pois bem, qualquer ser humano mais elaborado sabe que nem toda paixão deve ser cultivada. Serial-killers são de certo modo apaixonados pelo ato de matar, torturar e desenvolvem técnicas, rituais... Pense, não dá na mesma, afinal?! Terapia urgente para essa gente! Que direcionem tamanha agressividade e paixão para coisas mais construtivas.

.

Quanto ao argumento econômico...Nada me convence que touradas devam continuar para manter empregos. A crise econômica é mundial. Empreendedorismo e criatividade são as armas para sobrevivermos. Retrocendedo no tempo: quando a economia espanhola era melhor, houve alguma preocupação em reduzir ou proibir as touradas?! Ah, tá. Então não me venha com esse papinho de pobres trabalhadores tentando sobreviver. Existem muitos outros modos de ganhar a vida sem participar de um circo de horrores.

.

E antes que nos sintamos "superiores", metendo o pau nos espanhóis e suas touradas, achando que o problema ocorre somente lá...Apenas três palavras para refrescar nossa memória e vergonha: Farra do Boi.
Barbaridade doentia que continua acontecendo aqui no Brasil.

Nenhum comentário: