sexta-feira, 9 de julho de 2010

Hoje é feriado paulista. Sabe por quê?


Hoje é feriado no estado de São Paulo. A maioria dos próprios paulistas, no entanto, nem sabe o motivo.

Bom, hoje se comemora o início do maior movimento cívico do estado, a Revolução Constitucionalista de 1932, em que faleceram Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo e Alvarenga (o famoso M.M.D.C.A. - sim, o "A" foi incorporado recentemente).

Esses caras eram jovens membros da "Legião Revolucionária" que se opunha à ditadura de Vargas.

Getúlio Vargas rompeu com a política do café-com-leite na determinação dos presidentes da República. No Rio de Janeiro (em 1930) um golpe militar depõe o presidente Washington Luís e dá o poder à Getúlio Vargas, instaurando um "Governo Provisório".

Pronto, instalava-se então uma DITADURA.

Vargas dissolveu o Congresso Nacional, os estaduais e até mesmo as Câmaras Municipais. Nomeou "interventores" para governar os estados.

Além disso, Vargas destruiu a autonomia dos estados de captação de empréstimos externos, dando ao Banco do Brasil o monópolio de compra e venda de moeda estangeira e, assim, todo o controle do comércio exterior. Vargas cria medidas para controlar sindicatos, relações trabalhistas e produção agrícola dos estados, enfraquecendo o poder do setor mais rico daquela época (origem da riqueza de São Paulo, por exemplo e que financiava os demais setores). Para você sentir o grau da coisa, até o Chefe de Polícia de São Paulo era determinado pelo Governo Provisório de Vargas.

Naquela época, era crescente a revolta dos paulistas pela interferência federal. Leven Vampré (escritor, jornalista e advogado) dizia que São Paulo era tratado como "terra consquistada", como um território invadido e dominado.

Começaram a rolar então os mega-comícios nas ruas de São Paulo. Essa imagem ao lado é o protesto que reuniu cerca de 200.000 pessoas após a morte dos jovens do MMDCA. Pense: 200.000 pessoas nas ruas naquela época era gente pra caramba!
O mesmo movimento começou a ganhar cidades do interior.
Bom, o estado inteiro se uniu em uma frente única contra a Ditadura do Governo Provisório. A partir disso, organizou-se um movimento armado para destituir Vargas, retomar o papel do estado no comando do país e sua autonomia e a elaboração de uma nova constituição.
Vargas conseguiu reverter o apoio que alguns estados dariam a São Paulo e, desta forma, só as tropas do estado de Maracaju (atual Mato-Grosso do Sul) apoiaram os paulistas.
.
São Paulo foi esmagado pelo poderio bélico de Vargas e se rende em 2 de outubro de 1932.
.
O MMDCA e a Revolução de 32 pode ser visto por alguns como um tipo de movimento separatista, movido pelo desejo de São Paulo voltar a dominar o país. Todavia, é fato que mesmo com a derrota militar, o movimento conquistou vitórias políticas importantes para a redemocratização nacional: eleição da Assembléia Nacional Constituinte (com o primeiro voto feminino da história!), instauração da Justiça Eleitoral (e diminuição das fraudes habituais) e promulgação de uma nova Constituição em 1934. Era o Estado Novo chegando, embora ainda sob a chibata de Vargas.
.
Vargas ainda se reconciliou com São Paulo, nomeando interventores civis e paulistas para o estado.
.
E por quê eu me dediquei a este post enorme? Porque como paulista sinto ser obrigação saber um pouco de nossa história e rever esses fatos é reflexão importante como cidadã. Mas o motivo principal é o seguinte: tem coisa mais repulsiva que uma ditadura? Os fins não justificam os meios. Nada de "bom" que qualquer ditadura proporcione supera os incontáveis malefícios que a mesma impõe à vida das pessoas e da sociedade. Pela força, nada cresce ou prospera de fato.

Um comentário:

Eriquitas disse...

Obrigada por compartilhar com a gente! Como paulistana que sou, adorei aprender o pq do 09 de julho. Valeu ;)
Beijos e bom feriadão!