terça-feira, 12 de junho de 2012

Neymarização das coisas

Eu não esqueci da data de hoje, o dia dos namorados, a maior sacada publicitária do comércio em seu mês de pior venda historicamente. Depois tem post fofo de namorado e tal. Agora o papo é sério. Sou assinante do vlog Mas, poxa vida! do PC Siqueira (o filho que gostaria de ter tido rs) e essa semana um assunto fundamental foi abordado: a Neymarização das coisas. Neymar sempre me irritou, mas nunca consegui definir como. Afinal, a vulgaridade e a futilidade nunca foram raros no meio futebolístico. Mas durante algum tempo, uma fatia grande das pessoas com quem eu tinha contato, renegava as mesmas coisas que eu. Por exemplo, não se discute ouvir ou não Gustavo Lima. Óbvio que não, não dá. Mas de repente, pessoas até bem informadas (?) surgem cantando e ouvindo essas melodias lobotomizadas onomatopéicas. Os novos bregas são os que se declaram "ecléticos". Consomem o que tocar nas festas agropecuárias, nas academias de ginásticas, na internet, nos estádios... Assim, sem filtro algum. Um consumo compulsivo de ladainhas com sons repetitivos com temas que giram em torno e sexo, traição, volta por cima, autoafirmação, machismo...
Dia desses, estava com colegas em uma sala, onde havia um computador com o jogo da seleção brasileira sendo transmitido. Falta grave em Neymar e começam os comentários sobre o jogador. Várias pessoas de áreas diferentes falaram. Em comum, observei a admiração pela capacidade de Neymar ganhar dinheiro. Quando se levantou o assunto filho, da paternidade precoce, do modelo mostrado para os jovens menos informados... nada pareceu mais importante em Neymar que sua capacidade de ganhar dinheiro. O dinheiro parece dar voz. O talento também, porém, só acompanhado de dinheiro porque a maioria das pessoas não é capaz de saber o valor das coisas se não houver um etiqueta indicando (sim, uma pobreza, mas é a real). 
Mas como esquecer que Neymar é um jovem de apenas 20 anos, que viveu precocemente muitas coisas? Como esquecer que sua adolescência despreocupada ganha ares de estilo a ser copiado por milhares de outros jovens? Nada tira o mérito da habilidade de jogar bola. Neymar é talentoso, um craque. Mas vamos parar por aqui. Neymar ganhou ares de deus na mídia, só espero que não no imaginário dos pobres jovens brasileiros, já tão perdidos por culpa das gerações anteriores.
Que bom que existem jovens como o PC Siqueira. Capazes de ir além da superfície e do transe provocado pelos fenômenos populares como Gustavo Lima e Neymar. Ser do contra nunca foi tão difícil (e necessário).


4 comentários:

Plastic Life disse...

"a maioria das pessoas não é capaz de saber o valor das coisas se não houver um etiqueta indicando". Acho que essa parte se estende para muitas coisas na sociedade. Parabéns pelo texto.

Plastic Life disse...

"a maioria das pessoas não é capaz de saber o valor das coisas se não houver um etiqueta indicando". Essa frase pode ser aplicada em vários outros sentidos. É fantástica. Parabéns pelo texto.

Plastic Life disse...

"a maioria das pessoas não é capaz de saber o valor das coisas se não houver um etiqueta indicando". Essa frase pode ser vista de diferentes formas. É essencial. Parabéns pelo texto.

Plastic Life disse...

"a maioria das pessoas não é capaz de saber o valor das coisas se não houver um etiqueta indicando". Essa frase pode ser vista de diferentes formas. É essencial. Parabéns pelo texto.