domingo, 13 de maio de 2012

Ignoráveis e Ignoradores

Acho que poucas coisas atingem de maneira tão dolorosa uma pessoa quanto ser ignorada. Não ser visto, não ser ouvido, não ser parte. Tudo que exclui corta na carne. Uma dor ardida, contínua que provoca náuseas, indignação, perplexidade, humilhação. Depois a tristeza, o olhar baixo que procura um resposta, uma pista que seja para que você possa entender se teve alguma responsabilidade na situação (raramente) e depois fica um mal estar no ar, um lamentar pela amizade que o outro não quis receber, que você cultivou com tanto carinho.
No fim, fica só um lamento. Perguntar-se a razão disso é tortura inútil.
.
No meu mundo particular, haveria uma lei em que toda pessoa ignorada deliberadamente teria o direito de saber  motivo. Nem precisava vir da boca do ignorador. Podia ser de terceiro confiável e sem conflito de interesse (rsrs).
.
Sou uma pessoa incapaz de ser tão agressiva assim. Talvez seja este o motivo de sempre me chocar quando alguém com quem mantinha um contato cordial "some", não responde etc.  E nem precisa ser uma amizade de convívio. Nas redes sociais, dói do mesmo jeito. Porque a amizade que você cultivou, o carinho etc, tudo isso foi de verdade. Na verdade não existe amizade virtual. Existe amizade. É o mesmo sentimento. E ser ignorado sem saber ao menos o porquê é triste de qualquer modo.
Acho que já deve ter acontecido tanto por aí... Acho um equívoco, uma pena. E talvez o mundo se divida entre "ignoráveis" e "ignoradores". Embora doloroso, ainda acho mais nobre ser um ignorável. Nada me desaponta mais que descobrir em um suposto amigo um ignorador (mesmo que não seja eu a ignorada). Saber que que alguém é capaz desta crueldade me assusta.
.
Um dia você percebe que todo esse carinho e amizade, que quis tanto dedicar a uma pessoa que não quis, pode ser muito melhor empregado se você olhar mais para as pessoas ao seu lado. Essas que sempre estão ao seu lado. São as que fazem questão de você, que se interessam, que gostam de você. Elas merecem. Porque mesmo sendo gente boa, você pode não ser uma amizade interessante para alguém. A gente tem que aceitar, ok. E tem que valorizar mais ainda outras pessoas incríveis que te adoram e se interessam por você.


Pelo menos o Zé tinha um bom motivo!

2 comentários:

Lu disse...

A pessoa q nos ignora nao tem obrigação nenhuma de nos participar da sua vida! Da mesma forma sinto q outras pessoas gostariam da nossa atenção!
O mundo esta cheio de gente precisando de atenção , talvez precisássemos apenas mover nosso olhar! Atenção é material escasso e valioso, só precisa de direção correta: quem precisa! :)

Ju disse...

Concordo, Lu, ninguém tem obrigação de participar sua vida. Meu comentário se refere aos diálogos estabelecidos entre amigos presenciais ou virtuais, a situações e que até então tudo ia bem e de repente o outro para de falar, escrever , interagir, o que for.