domingo, 4 de dezembro de 2011

Uma pessoa autêntica a menos...que pena!




Recebi com tristeza a notícia da passagem do ex-jogador Sócrates. Não acompanho futebol (embora saiba até a regra do impedimento), não ligo para quem será campeão hoje ou amanhã. Nada disso. Mas vi Sócrates jogar naquela seleção de 82, sabia de seu talento como atleta. Ele fez história. Fato.
O que mais lamento é a perda do ser humano Sócrates. Um cara autêntico e, portanto, polêmico. Uma cabeça pensante, mesmo que com idéias divergentes de algumas minhas, um cara culto, muito simpático (sim, já cruzei com ele aqui em Ribeirão, nas épocas de Faculdade e bares, chopadas e afins), carismático e sensível à realidade. Ao contrário de muita gente reacionária, que se regogiza quando alguém falece em decorrência de algum hábito prejudicial à sáude (como declarado, ainda em vida pelo próprio Sócrates, que também era formado em Medicina aqui pela FMRP-USP) eu nunca, jamais tenho esse sentimento. Foi assim com a Amy  Winehouse (que se foi tão precocemente) e talvez até rolem esses comentários desumanos sobre a doença e falecimento do ex-jogador. Eu tenho pena de quem se posiciona assim. Somos todos falíveis, vulneráveis, fracos. Somos todos cheios de potenciais e talentos também. Ninguém escolhe ser doente e enquanto a dependência química/psíquica/whatever e seus portadores não forem tratados com o mesmo respeito que pacientes com câncer, o que vai imperar é a equivocada opinião de que o dependente só assim o é por "opção". A Ciência ainda não desvendou todos os mecanismos desse quadro tão complexo, então, não julgue ninguém por qualquer vício que tenha. Mesmo quem luta para controlar, nem sempre é bem sucedido, essa é a verdade.
Para mim, perdemos um ser humano verdadeiro, politizado, consciente, autêntico. Um cara que valia ser ouvido e era corajoso o suficiente para se expor sem máscaras.
Valeu, Sócrates. Pelo futebol lindo e pela jornada humana.

2 comentários:

Juliana Machado disse...

concordo em gênero, número e grau. parabéns pelo post, tete.

Juliana Machado disse...

concordo e assino embaixo.
parabéns pelo post, tete.