quarta-feira, 11 de maio de 2011

Em meio a tudo, uma flor

Quem me conhece sabe o quanto adoro Drummond, suas poesias e crônicas. Gênio.
A vida atribulada, os objetivos sempre tão altos (e nossos braços aparentemente tão curtos...), as trapaças, injustiças, corrupção, a luta diária para dar conta do cotidiano, enfim, essa vida "tudo ao mesmo tempo agora" (Titãs) vai nos anestesiando, endurecendo. É preciso para ir adiante.
Ontem recebi um presente, uma homenagem surpresa de alunos e ex-alunos que teve o efeito de um despertar desse torpor em que vivemos. Tem sido um semestre particularmente duro para mim por n motivos. O fato é que tamanho carinho, dado de forma tão generosa e legítima tem poderes mágicos. Recebi um banho de energia boa, de amizade e carinho. Como agradecer? Pessoal da Bio, Licenciatura e Bacharel do CEUCLAR, minha gratidão pelo gesto. Minha timidez me limita a expressão do quanto significou para mim como ser humano. Muito. Mesmo.
Então me peguei pensando nesses jovens, com quem convivo em meio a toda correria das exigências acadêmicas. E não me canso de me surpreender. E me lembrei de um trecho de uma poesia de Drumond, escrita na época da Segunda Guerra Mundial e suas atrocidades.

"Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
Ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
Garanto que uma flor nasceu.
Sua cor não se percebe.(...)"

Cada jovem a minha frente, nas salas de aula que percorro, representa essa flor, que rompe a dureza do asfalto, da vida. Em meio a tudo, sufocados por provas e monografias, esses jovens ainda encontram espaço para mostrar seus sentimentos e me dizer que o dia em que nasci é importante pra eles. Nada de egocentrismo ou narcisismo. Sempre sou pega de surpresa por qualquer elogia ou manifestação positiva sobre minha pessoa. 
A flor que cada um de nós carrega, em botão ou já desabrochada deve ser cultivada, valorizada. Ontem, recebi mais um ensinamento de meus alunos: demonstrar o gostar, curtir um pouco, festejar a vida.

2 comentários:

Eliani disse...

Eu acho que também estou vendo nascer uma flor: Vc. está escrevendo no seu blog de novo, que eu gosto tanto de ler!

Fernando Bonifácio disse...

Você é nossa Bela Flor, que seu círculo de amizades continue crescendo a cada dia, com é claro, todo seu mérito de ser essa pessoa encantadora que és! Um grande beijo.