terça-feira, 8 de março de 2011

Dia internacional da mulher (jura?)

Mal sei andar e já tenho que cuidar de um filho?

A gente nasce, mal aprende a andar e colocam uma boneca quase do nosso tamanho pra gente já brincar de "mãe". Quando a coordenação se apura um pouco, chegam as panelinhas, forninhos e mais bonecas-filhas. Sem menininho (um marido) pra ajudar nas tarefas domésticas, apenas comadres tão experientes quanto a gente.
Daí vai crescendo e ouve que está tendo oportunidades iguais aos dos meninos da família. Então, funciona assim: você é exigida a saber fazer tudo que os garotos fazem e além disso ser uma princesa. Tem que trocar pneu, ser bem sucedida no trabalho, mas também ser super mãe, super mulher, super amante, super filha.... Crescer tentando atender tantas exigências veladas (as piores sempre são) é caminho certo para a frustração e infelicidade (Basta observar os comentários sobre aquela sua amiga que decidiu ser "apenas" dona de casa. Ou aquela que teve a ousadia de não querer ter filhos ou mesmo se casar).
No trabalho, em qualquer área, é preciso ralar cinco vezes mais para ser tratada com o mínimo de respeito. Nas promoções, nada de ilusões: um homem, mesmo sem o mesmo preparo, será a primeira opção. Ainda será solicitada para treiná-lo. Se for solteira, terá que ouvir argumentos do tipo: "ele tem família pra sustentar" e outras frases ridículas dessas situações em que a mediocridade é premiada. Não generalizo, falo apenas do que vivi ou já vi ao meu redor infelizmente.
Idoso, mulher, criança, índio, negro, gay... Todos poderiam comemorar na mesma data o descaso e a falta de respeito com que são tratados. Para mim, dia disso ou daquilo é apenas reflexo de falta de espaço na sociedade. Então tá, pega aqui um dia. E vê se não reclama...
O descaso e a falta de reconhecimento da mulher e seu papel, da contribuição do feminino em nosso universo começa tão cedo. Pior: é ensinado pelas mães. Por mais que uma mãe diga a sua filha que ela é igual ao seu irmão, o fato da menina TER que arrumar a própria cama e seu irmão NÃO, já diz mais que muitas frases vazias. A menina TEM que ajudar com a louça. O irmão está na sala, conversando com o pai, que também não ajuda em nada em casa. Criada para ser super, essa mulher nem reclama. Ela trabalha (fora e em casa), ajuda nas despesas, mas seu homem acha que ajudar significa apenas levantar os pés para que o chão seja varrido embaixo. Há exceções? Certamente. Todavia, estou me referindo a imensa maioria. Se você é homem e está lendo, balançando a cabeça negativamente, acredite: você não vê porque quando estamos numa posição confortável e vantajosa, fechamos os olhos para muitas coisas.
O que a mulher conquistou até hoje custou muito. Casamentos, lágrimas, famílias, pais, filhos, namorados, sangue, vidas... O preço foi e é altíssimo. E tudo só por um punhado de direitos. Coisa básica como votar, por exemplo.
Hoje é dia da mulher? Quer que eu dê pulinhos de alegria? Jura mesmo?Whatever. Para mim e para o resto das mulheres do planeta, um dia não compensa, nem muda os 364 dias restantes em que lutamos para sobreviver num mundo machista e misógino.

4 comentários:

Luci Cardinelli disse...

Assino embaixo! é isso mesmo e quem discorda é sem noção.

machoemcrise disse...

Olá Ju!
Concordo com tudo que você disse, é ridículo dar um dia para comemorar e se esquecer que muita coisa precisa ser mudada não só nos direitos, mas principalmente na cabeça das pessoas, muitas vezes a sociedade acaba sendo preconceituosa sem querer, achando que é normal tratar a filha diferente pois foi assim que foi criado, que não a nada de errado na filha aprender a cuidar da casa enquanto o filho fica com o pai aprendendo a ser homem, muita coisa ainda precisa ser mudada para que a gente diga que a sociedade é justa, e ai não precisará mais ter dia da mulher, dia do negro ou qualquer outra data especial, pois ai sim todos seremos iguais.
beijos

Yan Masetto disse...

Não vou me estender, sou novo em ler seu blog, mas levanto da cadeira e a aplaudo. Mulheres são mais fortes, são superiores, por saberem tudo isso e ainda serem meigas e carinhosas. Um dia não representa nada, apenas, não só a falta de espaço, mas o preconceito e descaso. Parabéns, suas palavras são excelentes, maravilhosas e certas. Sem mais delongas, espero que todas sejam felizes, mais cedo ou mais tarde, nesse mundo tão tolo que não valoriza o que tem de melhor sobre a superfície - a Mulher !

Fátima Felix disse...

Adorei!