sábado, 22 de janeiro de 2011

Provas de Resistência do BBB me fazem rir...

Em tempos de Big Brother, acompanhamos pessoas participando de gincanas esdrúxulas, em benefício próprio (continuar no jogo, ganhar uma carro, ganhar 1 milhão etc). Algumas tarefas são chamadas provas de resistência. Resistência física, psicológica... não importa, o que vale é ser o último dos mocainos, o último a sair etc. 

Tenho acompanhado a ZONA que virou o sistema do ENEM, do SISU. Tenho vivenciado a degradação do ensino em todos os níveis o sucateamento da carreira docente, sua instabilidade, contratos precários, o esforço não recompensado materialmente, professores sem nenhuma formação, o desinteresse da juventude pela licenciatura. O Brasil é um dos únicos lugares do mundo onde ter um título de doutor te coloca em risco permanente de perder o emprego... LUTAR PELA EDUCAÇÃO, NO BRASIL, É UMA PROVA DE RESISTÊNCIA.
.
Daí você liga a TV e vê pela enésima vez a tragédia das enchentes. Todos os anos. Pior, você vê o furto das doações, você vê corpos, famílias dizimadas. Governo nenhum toma qualquer providência. MORAR NO BRASIL É UMA PROVA DE RESISTÊNCIA.
.
Até abril, de todos os anos, tudo que você ganhar será tudo para pagar IMPOSTOS. Sim, o Brasil é um dos campeões em carga tributária. IPVA e estradas em ruínas, SUS e falta de vacinas, falta de hospitais, falta de médicos, falta escola pública de qualidade e em quantidade, falta investimento no ensino básico, em escolas técnicas. Compromisso só com a economia, bancos internacionais e com a manutenção dos partidos no poder. Para a fome que mata, um "bolsa-esmola". Para esquentar o angú que sustenta a nação, um "bolsa-gás". Nada de projeto a longo prazo para tirar da linha da miséria a maioria da população. Ícone da mediocridade, vejo como indicador de melhora de vida, a capacidade de comprar produtos eletrônicos ou celulares pela classe C e D. Acho que um indicador mais fidedigno sobre nossos rumos futuros deveria ser a compra de LIVROS. Acredite, os números seriam de arrepiar. LUTAR POR UMA VIDA MELHOR DE VERDADE, SEM ESMOLAS , É UMA PROVA DE RESISTÊNCIA.
.
Bom, eu sou dessas pessoas ecléticas e de poucos preconceitos (mas os tenho). Assisto BBB, não faço campanha contra (acho pretensão intelectualóide), nem ligo pra quem assiste ou não. Essa é só uma parte pequena de meu repertório. É uma distração, mas pensar é imperativo pra mim. A TV que me traz momentos de futilidade é a mesma que me assola com imagens de vidas inteiras sendo levadas pela lama. Somos todos responsáveis por cada uma daquelas vidas. Matamos um pouco as pessoas e suas chances de vida melhor quando elegemos um Tiririca e outros deputados sabidamente corruptos. CONVIVER COM O RESULTADO DAS ELEIÇÕES É UMA PROVA DE RESISTÊNCIA.
.
Você já quis muito alguma coisa? Já lutou anos a fio, sem férias, sem direito a desanimar ou mesmo planejar qualquer coisa, se preparando para um dia ter uma chance... talvez? Já conviveu com a incerteza, com uma equação complexa de fatos e pessoas que podem te dar ou tirar o que você mais deseja? Já conviveu com a certeza de que, mesmo fazendo sua parte e tendo plena capacidade, pode nunca conseguir realizar esse sonho? E tudo isso, sem largar o cotidiano. Indo à feira, ao supermercado, cumprindo obrigações com cara boa, malhando, enfim, sem se alienar. PERSEGUIR UM SONHO É UMA PROVA HERCÚLEA DE RESISTÊNCIA.
.
Resumindo, nenhuma prova de resistência do BBB impressiona qualquer brasileiro que, como eu, rala todos os dias e sabe que a realidade supera qualquer ficção.

Crianças brasileiras em prova de resistência que dura uma vida inteira...


3 comentários:

Mau disse...

Eh Ju..infelizmente eqto o Brasil pensar em ELEICAO e nao em NACAO as coisas ficarao assim...
E junta se a isso ao descaso com EDUCACAO e nunca teremos uma nacao verdadeira...

Eliani disse...

Oi Ju! Lindo seu texto. Vc não acordou de mal humor e sim inspirada. Todo mundo tem o direito de ler, ver,falar etc. o que quiser, mas a verdade é o que vc disse! Quanto ao BBB eu odeio provas idiotas do tipo que deixam as pessoas sofrerem fisica e psicologicamente.Acho mais sensato provas de inteligência,habilidades, etc. Mas conviver com coisas idiotas como essas que o Boninho,Bial,rede globo inventam, também é uma prova de resistência .

Ju disse...

Ver TV no Brasil é prova de resit~encia! Tem razão. Observar que mudei minha foto atendendo a pedidos.
Bjs