quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Modernidade? (ainda sobre o BBB)



Então ontem rolou uma festinha como em toda quarta-feira. Globo mandou show de Bruno & Marrone, sempre muito simpáticos aliás, mas não deu moral pra dupla e não entrou ao vivo. Afinal, tinha jogo de futebol e daí ganha quem paga mais.
Criticado por todos, o marasmo desse BBB precisava acabar. Daí que Bial só faltou dar tapa na cara de nego ali dentro em suas falas e sabe-se lá o que mais disseram pra turma. Então, bora criar algum clima aqui, dar uns pegas ali, enfim, agitar a bagaça. A festa que se seguiu ao show ontem ilustrou o desespero alcoolizado e forçado de vários participantes em "causarem". Acredito que para o povão em geral, haverá impacto.
No Na loja de ração consultório salão de beleza estabelecimento comercial onde me encontrava, enquanto eu pagava minha compra, ouvi dois vendedores fregueses dentistas seres humanos (melhor? rs) animadíssímos comentando os fatos de ontem. Já senti preguiça...rs (TRECHO MODIFICADO EM CONSIDERAÇÃO A UM LEITOR ANÔNIMO QUE SE SENTIU OFENDIDO PELO USO DO TERMO "POVÃO"- WTF?! POIS É, MAS COMO EU ESTOU C&A DEI UMA MORALZINHA, WHATEVER! RS - MAS NÃO SE HABITUEM, HEIN?!)

Tá, vamos aos fatos (ou factóides?):
- goró e mais goró e gente fraca pra bebida
- porre coletivo
- doce de leite na sobremesa
 - bandanas
Mistura tudo agora e tira a noção do povo (goró). Brincadeira com bandana nos olhos, gente passando doce de leite no outro e lambendo daqui e dali. Daí que rolava uns beijos megaforçados de lingua, mas daqueles que não são bons. Tudo babado, rindo no meio, pescoços duros etc. Todo mundo maluco pra parecer moderno e incentivando beijos entre mulheres e tal. Nada mais retrógrado que tentar parecer moderno...
.
Acho que tudo que rola espontâneamente, seja envolvendo quem for, deve ser visto com naturalidade. Qualquer situação forçada grita. E foi o que senti de ontem. Os alvos ede tantas bocas eram Cristiano e Diana. Michelly que se negou a voltar a ficar com Diogo (meu pai tá assistindo etc e tal...), praticamente agarrou Diana à força no meio da pista. Pra mim, Diana merecia 1 milhão só por ter suportado isso. Digo o mesmo para o heróis Cristiano que aguentou firme beijos amigdalianos de Paula. Curiosa reação de Janaína: enquanto estavam todos deitados e envolvidos nas brincadeiras, tudo certo. Mas ela se chocou com o beijo de Michelly na pista. Talvez mais pela forçada de barra da coisa do que pelo beijo em si.
.
Muito bem. Minha pergunta é: isso é modernidade? Pra mim é tudo  tão fake...
Porque essas mulheres podem pintar e bordar com galera, mas nunca serão vencedoras do programa. Brasil é país que abriga um dos mais escrotos machismos, que é aquele camuflado.
Moderno pra mim é quem encara tudo com naturalidade, sem preconceito, cabeça aberta. O que vi ontem não foi moderno, foi FORÇADO. E assim sendo, vulgariza as relações e os gestos. Isso vale pra qualquer casal hétero ou homo.
.
Modernidade pra mim é viver em uma sociedade onde todos têm os mesmos direitos, deveres. Em que minorias são respeitadas e vistas com naturalidade. Em que qualquer hotel receba um casal de gays como receberia um casal heterossexual. Cada um na sua, respeitando-se. Modernidade pra mim, ainda é concretizar o famoso: liberdade, fraternidade e igualdade.
No Brasil estamos anos-luz disso. E não serão beijos forçados em um reality show que irão promover um debate saudável e uma visão menos preconceituosa da sociedade.
.
Daí que tudo que Lenita passou e ensinou no outro BBB, contra homofobia, contra preconceito, tudo isso parece se perder quando vira essa bagaceira que foi a festa ontem. E ainda reforça a visão preconceituosa que vê a minoria LGBTT como hiperssexualizada e inadequada.
.




4 comentários:

Anônimo disse...

Só pra saber... vc sabe pq tiraram o S do GLS..e fizeram o LGBTT....
estão excluindo os Ss!!!

Ju disse...

S de simpatizante. Imagino que as pessoas não preconceituosas, simpatizantes das causas das minorias, não precisem lutar para ter seus direitos reconhecidos etc. Acho que foi por conta desse viés, mas obviamente posso estar enganada rsrsr. Faz um google rsrsr

Anônimo disse...

"Acredito que para o povão em geral, haverá impacto. Na loja de ração, enquanto eu pagava minha compra, ouvi dois vendedores animadíssímos comentando os fatos de ontem. Já senti preguiça...rs."
deixei de lar qnd chegou nessa parte... achei q ia ser interessante... mas como eu faço parte de POVÃO...

Ju disse...

Anônimo,
O termo "povão" é usado no texto com o significado de uma maioria (infelizmente) da população que é ignorante e com pouca profundidade, visão. Massa acrítica e sem instrumentos para uma reflexão mais profunda.
Nos dicionários podemos ver alguns modos de usar a palavra "povo":
s.m. Conjunto de homens que vivem em sociedade.
Conjunto de indivíduos que constituem uma nação.
Conjunto de indivíduos de uma região, cidade, vila ou aldeia.
Conjunto de pessoas que não habitam o mesmo país, mas que estão ligadas por sua origem, sua religião ou por qualquer outro laço.
Conjunto dos cidadãos de um país em relação aos governantes.
Conjunto de pessoas que pertencem à classe mais pobre, à classe operária ou à classe dos não-proprietários; plebe.
Lugarejo, aldeia, vila, pequena povoação: um povo.
Público, considerado em seu conjunto.
Multidão de gente, as massas.
Fam. Família, a gente da casa

Um das primeiras definições indica um conjunto de pessoas unidas por qualquer laço. No meu texto é a um conjunto de valores distorcidos, preconceituosos, rasos etc.

Procure ler o texto com esse ponto de vista e perceba que não há o sentido de desmerecimento ao me referir aos vendedores da casa de ração. Eu poderia tê-los encontrado num banco, num consultório médico...

Agora, se depois de tudo isso, você concluir que é do "povão" mesmo...então, acho que não vai curtir os textos do MH.
Abraços