terça-feira, 9 de novembro de 2010

Meritocracia - What?!

Em meus papos facebookianos com minha amiga Claudinha, cujo sobrenome é "bom gosto" (sempre vale ressaltar, pois é artigo raro no mundo! Taí uma pessoa fashion por natureza...) surge a palavra meritocracia, numa nerdice que me deu num certo momento de revolta cívica. Enfim, esse tipo de coisa que rola pós-eleição e pós-ENEM bichado. Sabe quando alguem te pergunta uma coisa que você sempre fala, mas pela pergunta te desperta uma dúvida inesperada? (por exemplo, você bebe leite todo dia, mas alguém te pergunta se leite é "solução" ou "suspensão" ou "emulsão", sabe? Daí você tem que checar? Resp: suspensão- e sei disso por minha Quimio-amiga Dani, a professora de química mais bonita que já vi! Puta preconceito dizer isso, mas...whatever)

Direto do dicionário dos vagais ocupados como eu (ou seja, Google e Wikipedia)  tá lá :

"MERITOCRACIA (do latim mereo, merecer, obter e o sufixo cracia indica "governo, comando") é um sistema de governo ou outra organização que considera o MÉRITO a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia (ah, com certeza, talvez até uma utopia!). As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no MERECIMENTO e entre os VALORES ASSOCIADOS estão EDUCAÇÃO, ÉTICA/MORAL, aptidão específica para determinada atividade (vulgo "talento")."
.
Obviamente que avaliar/quantificar o mérito é tarefa subjetiva inerentemente. Sempre haverá espaço para dúvidas em certos casos. Uma prova teórica é capaz de avaliar toda dimensão de um ser humano? Seu grau de instrução, obrigatoriamente, o define como pessoa? Toda pessoa tecnicamente preparada tem ética? 
.
São muitas questões e é por este motivo que o tema me instiga em meu ofício. Tenho buscado ler sobre pedagogia, didática e sobre ensino para buscar esta "utopia" em minhas salas de aula. Não estou nem perto de conseguir, neste universo pequeno e sob meu total controle de decisão. Imagino o que não deva ser numa escala federal, na nossa política por exemplo, nos cargos públicos, nas seleções de uma empresa. Nem sei se é viável...
Só sei que quanto mais leio, mais perguntas tenho e mais me apaixono pelo tema.

Genética: meritocracia FAIL nos esportes!

Nenhum comentário: