segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Heróis de verdade

Olhe essas pessoas e responda honestamente: quem é chamado de herói e valorizado (em todos os sentidos) pela sociedade?
Donald Trump ou este anônimo professor?
Antes que alguém pense que sou contra dinheiro...peralá! Adoro, acho digno e uma ferramenta para tornar a vida de todos melhor. Não é o relativo sucesso financeiro a questão. Porque muitos milionários merecem cada centavo de sua fortuna. A questão aqui é mais profunda. Bem mais.
Li uma dessas mensagens de power point, enviada por uma amiga (a querida Termutes), sobre uma entrevista do Roberto Shinyashiki. Quase nunca abro mensagens assim. Mas quando vêm de algumas pessoas, que raramente enviariam, resolvo abrir mesmo que demore alguns dias como neste caso. Acho que meus amigos fazem o mesmo comigo, pois só repasso umas duas vezes por ano e quando realmente aquilo me tocou por algum motivo. Foi o caso.
Por coincidência, eu já havia lido a entrevista quando veiculada. 
Lembro que na época pensei em enquadrar em vidro prensado e pendurar em frente a minha cama para que eu pudesse ler ao dormir e ao acordar. Para que as verdades dali pudesse entrar, de fato, na minha mente.
.
Não sou leitora de auto-ajuda, mas não tenho nenhum preconceito com a categoria. E o autor citado faz ecoar em mim uma passagen preciosa da vida, quando eu vivia um impasse e minha amiga Teté me ouviu e me deu um livro dele para que eu pudesse ler e pensar em minha decisão. Agradeço a ela ter me ouvido e ajudado a pensar até hoje, mesmo anos depois de sua partida precoce (o livro em questão era o "Sem medo de Vencer(ser)").
.
A entrevista foi por ocasião do lançamento da obra "Heróis de Verdade" (na forma impressa e em audiolivro - clique aqui para conhecer). Um trecho da sinopse: 
 (...) motivos de angústia da competitiva vida moderna - a sensação de lutar intensamente e ainda assim não dar conta de tudo o que precisa ser feito. As pessoas trabalham como loucas, mas nunca conseguem o retorno desejado (...)
.
Então ficadica: "Heróis de Verdade" (até para um bom e barato presente de Natal). Porque nem todo mundo vai se tornar um executivo multimilionário, nem todos descobrirão a cura de uma doença, nem todos inventarão algo genial. Um livro para que nós, pessoas normais de carne e osso, possamos perceber que sucesso e bravura não são sinônimos de títulos, posições sociais ou imensos salários. Um livro que apresenta a loucura moderna, os valores invertidos e convida a uma saudável reflexão.

Reflexão necessária na atualidade


Nenhum comentário: