quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Podcast - seu próximo vício



Talvez você já tenha visto essa cena: uma pessoa com fones nos ouvidos, com ar aéreo, algumas vezes sorrindo, concordando com a cabeça ou até rindo alto no transporte coletivo ou na esteira da academia. Se você não souber o que é um podcast, vai pensar: "coitado, esse aí pirou!". Mas se você é um ouvinte de podcast, já nem estranha. É apenas mais um que se rendeu a este hábito divertido e enriquecedor.
Muita gente que conheço não sabe o que é um podcast. Sem problema. Eu não sabia há cerca de um ano atrás, quando um amigo (que depois descobri ser um ótimo podcaster, chamado de Órfão- vide alguns episódios do Histórica em que ele participa)  me explicou o que era. Comecei a ouvir e nunca mais parei.
Podcast é um tipo de programinha de rádio. Você faz o download, como se fosse um arquivo de música e depois ouve no computador ou no ipod/mp3 player, como a maioria faz. Geralmente, um podcast é uma conversa entre várias pessoas sobre um certo tema. Mas sempre rola brincadeira, efeitos sonoros, leitura de comentários de e-mails de ouvintes e tudo fica muito dinâmico e gostoso de ouvir.
Neste tempo, garimpei vários podcasts. Tem muita coisa legal sobre qualquer tipo de assunto. É só usar o Santo Google que você vai achar um podcast falando sobre algo que te interessa. Eu sou ouvinte assídua de alguns (tem selinho ou link aqui no blog): Monacast (do Monalisa de Pijamas), Nerdcast (do Jovem Nerd), Histórica (só sobre História, muito legal!) e Papo de Gordo.
A memória do meu ipod é ocupada em sua maioria com Podcasts. Não tem nada mais gostoso pra ouvir numa viagem longa ou quando você está indo de manhã para o trabalho. Comunicação do bem, que relaxa, faz companhia e anima. Você se informa, aprende, estimula sua criatividade e curiosidade, ri, se emociona e passa a conhecer vozes e pessoas que se tornam tão familiares quanto um velho amigo. E você acompanha um pouco dessas pessoas, torce, vira fã e começa a fazer propaganda para os amigos ouvirem também. E quando eles ouvem, vocês passam a falar sobre o que ouviram...
Espero que você entre nessa onda também e que o podcast traga para sua vida, o prazer que trouxe para a minha!

3 comentários:

Pablo Lopes disse...

Que bom que esse tal de Orfão te guiou para o maravilhoso mundo dos podcasts. Deve ser um cara muito inteligente, bonito, bom moço (qual a minha idade mesmo?), simpatico, estudioso e principalmente modesto. E o melhor, aposto que ele tá levando uma professora dele a assumir que é nerd. Abraços.

Ju disse...

kkkkkkkkk
A Profa M. é super nerd mesmo! kkkk

Unknown disse...

Olá, Pablo e Ju. Realmente estou me assumindo nerd cada vez mais... Não vivo sem um podcast, vocês me viciaram!!! Mas só tenho a agradecer, pois sinto-me mais acompanhada em minhas viagens ou no trânsito, além de "antenada" e informada (coisas que alguns nerds adoram, né?). Só ouço no carro, mas sou dessas que ri, concorda e conversa sozinha (ou com os podcasters, mesmo que eles não me ouçam!). Beijos, M. (que mistério...).