domingo, 29 de agosto de 2010

Up - Altas Aventuras

"Up- Altas Aventuras" estreiou na TV a cabo hoje (HBO) e está disponível em DVD. Resultado de meus horários malucos de trabalho, que inviabilizam maior freqüência às salas de cinema, só assisti Up hoje. Acredito que na tela do cinema e seu sistema de som, muitas cenas teriam sido mais impactantes e realistas do que já foram na TV de minha sala. Mas mesmo num pequeno televisor, Up vale sua atenção. Após pensar sobre a história, recomendo Up também para adultos e, em especial, para pessoas que valorizam o amor de qualquer idade.
.
Há muito tempo atrás, um garotinho tímido de óculos de aros grossos (Carl), encanta-se com a ousada e destemida Ellie. Eles têm paixões em comum, afinidades. Passam uma vida inteira juntos, dedicados um ao outro, até que ela falece. Sempre a líder das traquinagens da infância, Ellie se lança primeiro para a mais misteriosa das aventuras... Resta seu companheiro de brincadeiras. Um Carl solitário e sem a confidente de toda uma vida. Com quem conversar se a única pessoa cuja voz e opinião lhe interessa ouvir, não mais poderá responder? A cena do velho Carl frente a sua xícara de café e um lugar vazio na mesa da cozinha, é de derreter o mais frio dos corações.

Carl no momento em que conhece Ellie: nasce o amor...
Como quaisquer jovens apaixonados, Carl e Ellie tinham muitos planos: casa, filhos, viagens, aventuras (a casa em que passaram a vida é a mesma onde se conheceram. Atenção à caixa de correio e seu significado). Mas a vida não se intimida com o amor. Ela segue implacável. E assim os anos se passaram. Projetos foram adiados, outros esquecidos e a maior dor os visitou na hora menos esperada...Todavia, o principal plano da dupla se manteve: estarem sempre um ao lado do outro.  Nas grandes ocasiões e nos milhares de pequenos momentos que constroem o convívio cotidiano. E como todo grande amor é por natureza a extensão de uma grande amizade, Up mostra em flashes poéticos (sem cair na pieguice) esses pequenos gestos do amor de todo dia.

Pequenos gestos de amor e companheirismo
Uma das sensações mais estranhas quando perdemos alguém que amamos é perceber que o mundo todo prossegue. As coisas continuam acontecendo, mesmo sem a presença de alguém tão importante. Esse sentimento é bem simbolizado na animação pelas grandes obras ao redor da casa de Carl e Ellie. Obras são barulhentas, sujas, transformadoras e implicam até em certa destruição. Uma afronta à dor do luto de quem quer preservar ao máximo cada resíduo da estada do outro ao seu lado.
Retrato da dor da ausência: vida que insiste em continuar
A trama tem muito de lúdico, com humor em doses moderadas e personagens com profundidade rara em uma animação para a grande massa. Quem assiste Up com olhar mais atento e maduro, vai se identificar com praticamente todas as personagens: Russell, que sofre a ausência paterna e coleciona medalhas e distinções no escotismo em tentativa de compensação e reconhecimento ;Carl que orienta sua vida e ações regido pela lealdade aos sentimentos por Ellie e até no engraçado Dug, o cão "falante", que apesar de poder falar será sempre um cão, escravo de sua natureza canina.

Boa parte da ação se passa nas alturas, obviamente. Achei interessante porque penso que em nossas vidas talvez aconteça o mesmo. Nossas ações, decisões, sentimentos norteadores, enfim, tudo se inicia nesse plano "elevado", até pouco acessível ou mesmo consciente, do pensamento. Up nos lembra (ou ensina) que a grande realização de nossas vidas é a nossa jornada interior e o cultivo do amor e da amizade. Haverá altos e baixos, prazeres e dores.  E tomara que você tenha a mesma sorte de Carl em participar da mais incrível de todas as aventuras: encontrar e viver o amor de sua vida.

"Up - Altas Aventuras" em cartaz na HBO e videolocadoras. DVD à venda no SUBMARINO - para comprar, use os links do blog! Há 2 ótimas opções de oferta !
BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário: