quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fruta ou fruto?


Quem já estudou Botânica, no ensino médio que seja, sabe o quanto é uma disciplina complexa. São tantos novos termos, que significa aprender um novo idioma (dizem que para se virar em um idioma você deve dominar um vocabulário mínimo de 300 palavras, portanto...). Achando um assunto muito difícil e ocupando meus neurônios com questões mais urgentes da adolescência, como decorar as letras do Legião Urbana etc (década de 80, né?), o fato é que apenas ontem descobri que passei a vida toda usando um termo de forma errada. Ministrando aula para uma turma de Biologia, surgiu o assunto e eles me ensinaram: do ponto de vista botânico, só existem FRUTOS. Fruta é uma palavra que todos usamos num linguajar leigo, mas que não existe no universo (alienígena para mim) da Botânica.
Mesmo confiando na informação da turma, fiquei tão chocada com minha própria ignorância, que precisei perguntar ao oráculo Google. E é isso aí mesmo! (Clica aqui para ver)
Como diriam os caras do Nerdcast (do Jovem Nerd): "Meu cérebro explodiu!" Como assim?! Passei uma vida usando a palavra errada? Por que ninguém fez a caridade de me corrigir? Logo eu, uma nerd tão detalhista com as palavras...
Agora só vou falar FRUTO. 
Bora ir ao varejão comprar alguns frutos e pseudofrutos?

Carmen Miranda com frutos, pseudofrutos e figurantes


3 comentários:

Fernando Bonifácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Ju. Eu lembro desse tema de uma aula de Biologia daquele professor do CLQ. Talvez vc lembre o nome, a idade não esta me permitindo....(baixinho e meio careca). Ele tb discutiu umas coisas que não esqueço, uma delas foi sobre cravos (se vc não lembrar eu te conto em outro fórum pq era meio nogentex). Essas coisas das antigas que a gente não esquece.... Bjs. Su

Ju T. disse...

Su, o nome era Telles! Carambam, como vc esquece isso? rsrsrsrs Só faz tipo uns 20 anos...rsrsrsr
Que bom receber um comentario seu. Fiquei feliz. venha sempre.
Bjs Ju