sábado, 14 de agosto de 2010

Criança (falta de) esperança

Criança Esperança, hoje na Globo, mantendo a tradição de tentar atingir o maior público possível com falta de gosto e fartas doses de mediocridade que orientam as "atrações" do programa...Banda Hori (sim, aquela do Fiuk-filho-do-Fábio Jr), Sandy (a virgem casada), Cláudia Leite (a eterna genérica de Ivete, que busca fama nas revistas até dizendo que fazem vudú para seu filho), Roberta Sá (a porta-bandeira dos pseudo-intelectuais da Lapa e Vila Madalena, que chamam "xoxice" de samba de raíz) estão entre os convidados. Nem vou me dar ao trabalho de dar um google e ver o que mais. Não tenho estômago, sério.
.
Eu nunca dei dinheiro ao Criança Esperança. Se você quer doar, seja feliz, o dinheiro é seu. Mas sou destas que ainda acham que é ajudando os próximos que estão mais perto, que as coisas começam. E sempre acho suspeito uma ação "filantrópica" que desconta de cada real doado uma série de impostos, mais valor da ligação, cujos participantes (embora neguem) recebam seus cachês habituais e ainda gera lucro. Porém, só parte do lucro vai de fato chegar às entidades cadastradas (você conhece alguma na sua cidade?). Tá, sou amarga. Tá, eu sei que há depoimentos de entidades etc e tal. Mas perto do mar de dinheiro envolvido, sou muito (mas muito) cética.
.
Há algumas teorias sobre o destino verdadeiro dessa dinheirama que circulam pela internet. Provas não há e na dúvida, por que não ajudar a família da sua faxineira na compra de uma roupa ou do material escolar de seus filhos? Não. Tem gente que prefere doar 50 ou 100 pro programa, mas conta cada "passe" pago pra sua diarista com olhos de auditor buscando uma fraude.
.
Então é isso. Bora conferir programação de cinema, TV a cabo, aquele jogo novo de videogame, teatro, show, banda no coreto ou até o coral da igrejinha. Prefiro qualquer outro programa que não me imponha os ares artificiais de "pessoas caridosas e preocupadas com o social" que os que fazem o Criança Esperança tentam nos fazer engolir todos os anos.


Nenhum comentário: