sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A arte oculta do cotidiano


Você vai a um museu, uma galeria ou cinema e se maravilha com as obras expostas ou com o filme assistido. Acho difícil haver alguém que não aprecie arte. Mesmo que seja curtindo um bom desenho animado, não importa. E a presença da arte no nosso cotidiano não depende de nosso bolso ou de termos ou não acesso a obras de artistas renomados. Talvez pelo poder transformador, revitalizador e terapêutico da arte eu tenha desenvolvido uma visão mais abrangente da mesma. Eu acredito na arte oculta do cotidiano e nos artistas despercebidos que nos rodeiam.
Recentemente, recebi mais uma obra de arte das mãos de minha mãe, uma dessas artistas anônimas, versadas em muitas formas de expressão. Minha mãe teve formação na área artística. Sabe fazer de tudo, tem talento pra tudo: artes manuais que envolvam linhas e complicadas manobras com agulhas e tecidos, desenho, escrita, pintura, escultura...até pirografia já vi essa mulher fazer!
Tempos atrás, encantou-se com a complexa e simbólica arte do patchwork. Não sabe o que é? (Então, clique aqui para se atualizar! Você tá perdendo...). Seus filhos e amigos já foram presenteados por verdadeiras obras de arte: colchas, almofadas, bonequinhas, gatinhos, guirlanda de Natal. Tudo de uma riqueza, de um caprinho. Sim, arte mesmo. E agora, Nina (minha gata que tem alma de imperatriz) recebeu uma mantinha com almofadinha (que inclui penduricalhos para se distrair).
Como todo felino, sofisticado por natureza e apreciador de tudo que é bom, Nina não se fez de rogada...tomou logo posse de seu novo lugar preferido para dormitar e se esticar em frente à TV.


Aqui, detalhes da mantinha encantadora. Não é o máximo?

Não me canso de admirar sua peças e fico pensando que me sinto proprietária de obras de arte de preço inestimável. Não venderia nada disso por dinheiro algum. Pra mim valem mais que uma tela de Picasso. Porque não são panos. São desenhos planejados, imaginados antes pela mente e coração de quem os fez. Posso imaginar minha mãe, ponto a ponto, com seus óculos (sempre fashions) e a energia de seus pensamentos e mãos, divagando pelas estampas e linhas...
.

A arte está presente em muitas coisas do cotidiano e são muitos os artistas anônimos que tornam nossa vida mais gostosa, mais bonita, melhor, mais rica. E você? Conhece alguns artistas assim? Então, observe ao seu redor porque a arte só se revela aos sentidos atentos.

Nenhum comentário: