quarta-feira, 18 de março de 2009

Burnout

Baseada em meus tortuosos cálculos e projeções, a esta altura do ano eu já deveria ter:
.
- emagrecido uns 5 Kg
- criado um website
- escrito dois papers
- incrementado minhas aulas
- bolado algo genial
- criado 2 projetos incríveis
- reformado minha casa
.
.
Não, não rolou nada disso. O que rola agora é uma puta chuva e só.
tenho conversado com meus amigos e todos estão na mesma, nesse desânimo. Vamos cumprindo agendas impostas, indo a reuniões, combinando coisas que jamais faremos e vamos tocando. Daí que tem época que bate esse vazio, esse sentimento de não ter feito nada, embora se faça algo o tempo todo e nunca haja descanso.
.
.
Um conhecido disse que a segunda profissão mais estressante era a de professor. O primeiro lugar? Carcereiro.
.
.
Acho que tá rolando um burnout.
.
.
A pergunta que me vem desses devaneios é: por que diabos eu TERIA que ter feito tudo isso? De onde vem essa cobrança irreal? De bater o escanteio e sair corredo para cabecear pro gol?
Será eu é assim mesmo que posso atingir minhas metas? E estas, não deveriam ser revistas?
.
.
O que percebo desde que comecei minha vida profissional, adulta digamos assim, é que as cobranças (externas) são cada vez maiores e os recursos oferecidos menores. E o discurso é tão massacrante, em meio a tanta crise, que a sensação que temos é que estamos sempre devendo, sempre no vermelho. Temos que trabalhar mais por menos. E parece uma bola gigantesca de neve que nunca pára de crescer. Quem é resiliente, tenta passar a vida correndo. Mas somos humanos, somos falíveis.
.
.
O espaço para o humano está cada vez menor.

Nenhum comentário: