quinta-feira, 28 de junho de 2012

#Keep it Real

Embora atrasada um dia (o que tem sido normal atualmente rs), aqui estou em plena participação da mobilização criada no Facebook e chamada de Keep it Real. A idéia é criar uma manifestação que normatize ao menos uma fotografia SEM photoshop por publicação, por revista. Eu apoio totalmente. Talvez você leia isso e pense: mas que bobagem é essa? Bem, se alguma menina faz parte de sua vida, filha, neta, sobrinha, irmã, coleguinha, amiguinha, whatever, espero que leia este post e pense no futuro que você deseja para ela.
.
O futuro que desejo para as meninas de hoje é que possam crescer se amando, achando-se bonitas e compreendendo que existem várias formas de beleza. Giseles continuarão nos desfiles, nas revistas. Mas haverão também modelos realmente plus-size (e não essas moças cheinhas rs), baixinhas (tão desprezadas sempre...), cabelos de todos os tipos, garotas tatuadas, anãs, fisioculturistas, cadeirantes e mulheres absolutamente comuns e parecida com as que você vê nas ruas. Esse é um futuro mais bonito que o atual porque é mais cheio de amor, diversidade, de olhos e mente abertos para as variações da beleza. O oposto do estampado nas revistas que ditam com punhos de aço uma estética inatingível para 99% das garotas, que portanto, acabam crescendo odiando seu corpo só pelo fato de não se parecer com o de outras pessoas. Veja que coisa sem sentido... Mas é essa falta de bom senso e profundidade que reina na mídia atual. 
.
A vida de uma mulher deve ser mais que perseguir um corpo irreal. Uma mulher é muito mais que seu corpo, suas formas, sua estatura, sua aparência. Uma mulher é um ser humano. Parece clichê, mas às vezes acho que isso tem sido esquecido, quando vejo como nossas meninas vem sendo criadas. Erotização precoce, busca por padrões rígidos e estreitos de beleza, machismo (sim, infelizmente)... Quem sabe se estas meninas tiverem a chance de verem alguém mais parecido com elas, com a mãe, tia, ela não comece a se valorizar mais e a se aceitar mais. Ser mais feliz.
.
Fiona Shrek - mulher sem photoshop, só no mundo da ficção!

Um comentário:

Lu disse...

Ju,

Tb aderi! E dessa vez, selecionei algumas amigas do Face para participar!
Fiquei chocada ao receber quase instantaneamente recusas!
Será q elas leram do que se trata? Será q somente uma camada da sociedade percebe q há essa pressão, q o fato dessa idolatria interfere nas ações de mercado, nas nóias das meninas, nas atitudes "machistas" da sociedade para "trasnformar tudo em normal", nos bulying´s!
Sério, participar de uma atividade dessas não custa quase nada e pode mudar o mundo!
Vai ver q é isso, preferem se matar na academia, gastar zilhões em cremes à simplesmente se aceitar!
Acho q esse não era o lugar pra desabafar, enfim foi!
bj :)