quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quer ficar linda ?

Qualquer mulher comum, mesmo que por alguns minutos apenas, já se imaginou tendo a aparência de uma top model, atriz, cantora, subcelebridade whoever. Para a sociedade, talvez seja este o único poder inquestionavelmente atribuído (e delegado) à mulher. Você é mulher? Então quer estar bonita. Talvez, quem sabe, linda. E nos sonhos mais loucos - por que não?- es-ton-te-an-te! 
Óbvio que as mulheres são mais que sua aparência, como aliás qualquer ser vivo no planeta. Mulheres são muito. Jamais utilizo o adjetivo demais. Demais é excessivo. Não é o caso. Mas mesmo fazendo das tripas coração no "rodo" cotidiano, mulheres sempre (sempre) gostariam de ser mais bonitas do que já são. 
O combo produtivo/criativo, porém cruel, mídia + moda ou a indústria da moda é a voz que dita quem são as mulheres bonitas nesse mundo. Pergunto: por que? Quem deu esse poder todo a meia dúzia ?
Uma artista plástica, além de se perguntar a mesma coisa, resolveu mostrar o quão ridícula é a ditadura da beleza padronizada e das poses exibidas nas publicações de moda. Afinal, que mulher é essa que se posta como um "golfinho feat. sereia" num banco de praça?
 Achei genial. Toda mulher traz em si sua própria beleza. Todo ser vivo na verdade. Uma coisa que a propaganda da Natura vendeu muito bem.
Agora prepare-se para rir muito das performances de mulheres "normais" (como nós), em meio ao cotidiano, exibindo-se nas poses mais manjadas das tops. Nada como o senso de humor para desconstruir preconceitos que não cabem mais num mundo que pretende evoluir.
Mulheres, uni-vos! Sejam a melhor versão de vocês mesmas. Ok. Gisele é linda. Sim. Mas é como sempre digo: "Eu aguento levar a vida dela, quero saber se ela daria conta da minha..." . Quem pode dizer que fica linda lavando louça, corrigindo prova, atendendo pacientes, levando filhos à escola? Pois eu poderia dar uma lista de mulheres que conheço que, sim, ficam lindas fazendo qualquer coisa. Cada uma diferente da outra, com uma beleza única. Até eu tenho meus momentos excentricamente charmosos...
Curiosamente, foi uma amiga linda (de todas as formas) quem me mandou o link sobre o assunto. Claudinha (do blog Brasilicus), thanks. Love you!


Nenhum comentário: