sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fofura da semana (meus estudantes)


Sim, é isso mesmo. Dia 15 de outubro recebi tantas, mas tantas, mensagens de meus atuais e ex-alunos, que não poderia ser outra a Fofura da Semana. Meus estudantes (não gosto da palavra aluno, que remete à passividade e à falta de luz) são absolutamente o motivo principal de minha escolha profissional: ser uma educadora. Ser professor, qualquer um que leia slides consegue. Ser educador é viver a Educação. É tê-la como modo de viver e ver a vida. Ser educador significa nunca, jamais, perder os olhos de aprendiz.
E eu aprendo diariamente com esses jovens maravilhosos. Alguns não tão jovens na contagem dos anos, mas jovens em espírito (que é o mais importante, aliás). Ao longos de tantos anos, em tão diversas salas de aula, afirmeir e rafirmei minha crença no ser humano. Não limites para o ser humano. São tantos os desafios de uma jornada...e eu testemunho inúmeras histórias de superação, invarialmente, em todas minhas turmas. Sempre entro em sala de aula de braços, mente e coração abertos. Jamais fui mal recebida. Pelo contrário! Jovens são generosos e carinhosos em geral. Estão com medo muitas vezes por estarem iniciando um curso superior, muitos estão longe da família pela primeira vez e alguns trazem uma bagagem pesada demais para alguém tão jovem. Mesmo assim, não regula sorrisos. Não resistem a uma piada. Não se vestiram com tantos escudos (ainda).
Sempre recebi mais do que ofereci a todos meus estudantes. São devedora eterna de todos sem exceção. Tento pagar a dívida, buscando sempre me aprimorar. Queridos e queridas, uma abraço apertado em cada um de vocês. Contem sempre comigo. Estou aqui.

Um comentário:

Savannah Alves disse...

Jú, me sinto incluída nos jovens, mas nem tanto!!! Você merece ser a fofura da semana, pela paciência, competência e o carinho com que nos ensina. Estar em sala de aula com você todas as sextas-feiras é sempre gratificante e cada aprendizado através do teu conhecimento, para mim, em especial é sempre uma caixinha de surpresa em que estimula minha vontade de aprender cada vez mais. Obrigada!!!! Savannah.