sábado, 3 de setembro de 2011

MTV em crise - SOCORRO!

Em coluna publicada em 02/09, o jornalista Ale Rocha (siga no twitter @alerocha, vale a pena se você curte TV) alerta sobre a crise que vem tornando cada vez mais real o risco da perda de grandes atrações da MTV brasileira.
Adoro a MTV "nova", que trouxe para os holofotes talentos como Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Tata Werneck, Paulinho Serra, Rodrigo Capeli, Fábio Rabin entre outros. Juntos, eles produzem programas de humor em formato criativo e engraçados para um público carregado de referências pop. Quem assiste ao Furo MTV, Quinta Categoria e Comédia sabe do que estou falando.
Mas a julgar pela coluna do Ale Rocha, essas atrações correm risco.
Porque talvez tenham audiência apenas em um nicho de descolados, porque a Abril comprou a MTV (grupo dona da tendenciosa VEJA e agora dono do pedaço), porque programas inteligentes sempre foram fadados a ter vida curta na grostesca televisão aberta. Pior, a julgar pelos comentários de leitores da coluna do Ale Rocha, tem muito telespectador apoiando a dispensa do elenco ímpar de humor da emissora. Clima tenso na emissora. Clima tenso na minha cabeça! 
Acredito que seja tendência em todo o mundo a mediocridade prevalecer em qualquer setor. Questão numérica. O que mais tem nesse mundo? Gente com senso de humor e descolada, ou pseudo-zumbis que se divertem apenas com tosqueiras popularescas como Zorra Total e Pânico na TV? (O primeiro nem merece comentários e o segundo é uma cópia - com recursos e tecnologia - do que Fausto Silva pioneiramente fez na BAND na década de 80 no Perdidos na Noite). Pânico é misógeno, apelativo e com conteúdo da profundidade de um pires. Ou seja, perfeito para o povo gado. A invasão do funeral de Amy Winehouse, apesar da maquiagem de suposto respeito às tradições judaicas, foi de um desrespeito e desumanidade ímpares. Desnecessário. Para mim, equivalente a sambar em cima do caixão da cantora. O invasor se declarou judeu no programa, como se isso lhe desse carta branca para a imbecilidade. Pra mim é um agravante. Cadê a comunidade judaica para se posicionar contra tamanho desrespeito? (Tô esperando até hoje um rabino, com toda a classe, dar aquela chupada pública que os caras merecem).
Mas é isso. Tendência mundial, a MTV Brasil está em estado grave. A burrice tem dominado todos os setores e programas inteligentes não atraem muitos patrocinadores. A maioria sequer saca as piadas.
São tempos tristes. É uma tristeza antiga. Que merda. Mais um ponto para a burrice...

Esse pessoal me fez espectadora assídua da MTV... E agora?!




Nenhum comentário: