quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A voz do senso comum


"Eu tenho medo da TV que você faz, Dona Sônia..."

Senso comum, pra mim, é uma expressão negativa. Embora possa ser interpretado como saberes do coletivo, quando uso a expressão sempre me refiro a falas, aos conceitos e pré-conceitos equivocados e disseminados sem reflexão, crítica ou bom senso.
Sabe aquele líquido asqueroso que escorre do lixo? Chama-se chorume. É um líquido tóxico, pernicioso. Pois descobri o chorume do senso comum na TV. É o programa comandado pela jornalista Sônia Abraão.
Dona de uma voz macia, que imprime um ar de falsa familiaridade e intimidade com os telespectadores e entrevistados, Dona Sônia (como gosto de chamá-la) usa seu amplo espaço na Rede TV para dissecar e explorar qualquer fato até a medula. Mas que fique claro: fatos são sempre notícias escabrosas. Vale tudo: homicídios, sequestros, doenças de famosos, mortes de famosos...Tudo que é escuridão e sombra parece atrair Dona Sônia e sua equipe. Onde houver dor e sofrimento, lá estará ela para cutucar a ferida.
Neste exato momento, ela está fazendo o que chama de "cobertura" da doença do ator Reinaldo Gianechinni. Para tanto, convocou uma "sensitiva" (Márcia Fernandes - que aliás escreve na revista Ti Ti Ti - sim, isso mesmo, sinta o naipe...).
Lá está a suposta sensitiva dizendo que a falecida tia de Gianechinni está auxiliando em seu tratamento. Certo. Pode até ser e eu sou uma pessoa de fé. Mas não suporto essa exploração da mediunidade que não promove nenhum benefício, exceto a auto promoção. Dona Sônia, em resposta está palestrando sobre a importância do lado espiritual na vida de todos nós. Sim, ela que suga famílias desesperadas e explora o sofrimento alheio, chamando isso de jornalismo. Sim, Dona Sônia é muuuito espiritualizada...
A sensitiva agora dá uma declaração bombástica: "ele corre risco de morte". Ah, jura?! Puxa, se ela não revelasse isso ninguém saberia. Outra abobrinha em seguida: "se ele veio tão bonito, é porque não tem tantos cortes ou defeitos no espírito, ele é mais evoluído espiritualmente". WHAT?! Dona Sônia arremata: "Pois é... nada é por acaso...por que ele, tão bom e bonito, no auge?!".
Bem, a conversa chega num ponto em que se conclui que beleza = bondade + evolução espiritual. E se você for gordo, feio e/ou desconhecido, basicamente a culpa é toda sua. Se você é feio deve ser menos evoluído espiritualmente... e talvez deva, então, adotar a Gisele Bündchen como seu guru espiritual.
Chega, precisei mudar de canal.
Qualquer pessoa esclarecida, de qualquer crença/fé ou atéia, fica irritada ao ouvir tanta simplificação, tantas falácias, tanto bobagem improdutiva e desvitalizante. Distorção pura. Sim. Faça o teste: assista um programa da Dona Sônia inteiro e me responda como se sentiu depois. Já adianto: desvitalizado. A ignorância, a luta pelo IBOPE do povão gado a qualquer custo e as falas equivocadas tomadas como verdades absolutas cansam. Tem jeito? Eu me pergunto. Olha, só nascendo de novo.
Fora o teor sombrio do programa, cada fala é repetida milhares de vezes por Dona Sônia como se seus telespectadores fossem dementes (?). E ela lembra e relembra os pontos mais dolorosos, cutuca a mesma ferida e encontra novas ad infinitum.
Fé é energia positiva e meu respeito por todas manifestações de fé me impede de aceitar esse tipo de exploração. Também tenho admiração pelo ator e acho uma imensa invasão. Mesmo para uma celebridade.
Sério, Dona Sônia, seu programa deveria ser proibido de mencionar a palavra notícia e jornalismo. É puro sadismo e exploração.
E ficadica: se cruzar com Dona Sônia, pelo sim ou pelo não, bata três vezes  na madeira!

Um comentário:

Eliani disse...

Ju, eu estava vendo o programa dela. Achei um nojo! Se eu fosse da família do Gianequine entrava com processo contra o programa e a tal sensitiva. Ah, quer aparecer? Saia nua comendo cenoura. Dá ibop.