quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Felicidade constitucional

Conhece Vicente de Carvalho? É dele esse poema sobre a Felicidade:


Felicidade
Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada:
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.

O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.

Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
.
No Brasil está rolando uma proposta de incluir em nossa Constituição pretender assegurar ao cidadão o "direito à busca da Felicidade". Em entrevista à Globo, a sempre maravilhosa Viviane Mosé declarou ter achado a proposta "fofa", porém sem qualquer efeito prático de fato. Isso porque ser feliz é relativo. O que é ser feliz afinal? Boa pergunta.
O básico é óbvio: não dá pra ser feliz sem saneamento básico, moradia, alimentação, trabalho, saúde e educação de qualidade. Mas Felicidade é algo muito mais complexo.
.
O que foi visto como fofo, para mim parece até sarcasmo. Não se resolve esse básico na canetada. 

Acho que o dá pra debater esse assunto em âmbito nacional quando não tivermos mais nenhum brasileiro obrigado a conviver com esgoto a céu aberto; quando todas nossas crianças receberem educação com qualidade; quando a saúde pública for motivo de orgulho e segurança e não um caso de polícia;quando condições de igualdade de oportunidades forem oferecidas a todo brasileiro; quando a utópica meritocracia (em seu sentido mais humanitário) tiver chances de se concretizar. Antes disso, é balela de legislador em resposta a metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde.
.
Supondo que conseguíssemos ter esta sociedade de sonhos descrita aí em cima, mesmo assim a Felicidade não é garantida. Milionários também sofrem em Paris. O sofrimento é um sentimento democrático. Atinge qualquer um. Pessoas com estrutura invejosa tendem a menosprezar qualquer dor imposta a pessoas com alto poder aquisitivo. Exemplo recente: Amy Winehouse, uma das mulheres mais ricas da Inglaterra (deixou uma herança de cerca de 90 milhões de reais) não foi um retrato de Felicidade no que diz respeito pelo menos à sua vida adulta. Ouvi tantas bobagens sobre sua morte... As frases mais reacionárias ( do tipo "oba, um drogado a menos no mundo"), ao meu ver, escondiam um sentimento de "bem feito" para o triste destino de Amy. Uma ausência de compaixão pelo próximo que sofre de uma doença. Sim, dependência química é uma doença complexa, muito mais complicada do que escolher entre o certo e o errado. Esse exemplo é só pra dizer que não vejo como pode haver espaço para a Felicidade sem a empatia e a compaixão. O amor ao próximo pregado por tantos, incluindo Jesus.
.
A própria Viviane Mosé já deu a dica durante sua entrevista: é só você o único responsável por sua Felicidade. Daí vale reler o poema acima e pensar. Pensar muito. Em si e no próximo. Tem muita gente que quer ser feliz, mas não contribui em nada para a Felicidade dos que estão ao seu redor. 

Um comentário:

Ana disse...

Constituição???
Que constituição é essa de que estamos falando...será que é essa que cria leis para não serem cumpridas? ou será aquela que cria leis apenas para os não cidadãos?
Brasília precisa passar por uma "renovação"...lá deveriam estar pessoas capazes de reconhecer de verdade quais as necessidades básicas de um ser humanizado e só depois ter o direito de criar o que quer que fosse...

Bjos
Adoro vc Jú