quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maus - obra de gênio (Art Spiegelman)

Você conhece esse cara?
Não? Pois deveria!
Art Spiegelman trabalhou um tempão na New Yorker, famosa por seus cartoons e charges. Mas não é este o motivo desse cara estar aqui hoje (Aliás, ele nem está mais na NY).
É que li sua graphic novel Maus e isso me mudou. Mudou meu patamar de exigência nesta categoria de publicação.
Filho de judeus sobreviventes do holoscauto, Maus narra todo o calvário passado por seus pais e o processo de elaboração do próprio livro, baseado em horas de entrevistas com seu pai.
Acho que foi um dos relatos mais tocantes que já li sobre o tema (e olha que sou meio fixada no assunto, então já li muito).  Mas o conteúdo é tão rico, o relato tão simples e humano que não dá pra largar o livro. Pra mim, atingiu o nível de gênio e ponto. Para quem ama simbolismos, prato cheio.
Embora exista um discussão sobre graphic novel ser ou não literatura, um dos capítulos de Maus foi agraciado com um Pulitzer especial em 1992 (explico: Maus foi inicialmente lançado em volumes separados e só agora há a versão com todos os volumes juntos). Então minha dica nesta quinta é essa: Maus.  
.
Você não será mais o mesmo depois de ler

Se quiser adquirir, basta usar o botão de livros do submarino.com aí do lado.



Nenhum comentário: