domingo, 4 de julho de 2010

Eclipse e Adventureland




Hoje fui ver Eclipse, novo filme da saga (franquia) Crepúsculo.


Já faz tempo que eu terminei a leitura dos livros, então não me lembrava de todos os detalhes, mas de modo geral achei o filme burocrático. Nenhuma grande cena ou grande clímax. O roteiro me pareceu mal amarrado para um não-leitor da saga.


Para quem leu os livros, a gente sabe que muita "ação" ou desenrolar da história se passa pela narrativa interna de uma personagem ou do pensamento desta. Então, imagino que algumas soluções tiveram que ser tomadas para resolver essa dificuldade para filmar. Narrativas em off da Bella continuam dando o tom cinza e azul de todo o filme.


Para quem é cri-cri com detalhes, acho que achei uma pequena falha: a ausência das calças amarradas na perna dos lobos (que quando retomam a forma humana precisam vestir alguma coisa). Coisa pequena.

.
Outra coisa problemática é levar Dakota Fanning a sério no papel da assustadora Jane da turma dos Volturi...não convenceu.
.


.


E falando em Kristen Stwart, ontem passou na HBO o excelente Adventureland (com o infâme título em portuguê de "Férias frustradas de verão") de Greg Mottola. O filme mostra esse momento de transição de saída do high school e definição de rumos da "vida adulta", as besteiras que fazemos nessa fase, os baldes de água fria que a vida joga em nossas cabeças e os grandes amigos que encontramos pelo caminho, tão perdidos quanto... O cenário é um parque de diversão norte-americano em uma pequena cidade, onde as principais personagens vão se empregar durante o verão. A ação se passa no final da década de 80 e as músicas, figurino e hábitos estão lá para os mais novos terem uma noção do que foi (destaque para os fliperamas). Jesse Eisenberg e figuras carimbadas de comédias atuam na trama. A química entre Jesse e Kristen funciona e, embora quem assistiu comigo não concorde, você chega a esquecer que Kristen é a Bella. Um filme delicado e romântico, embora a propaganda tente vender outra coisa.




Nenhum comentário: