sábado, 19 de junho de 2010

Parabéns pra você...

Hoje Ribeirão Preto comemora 154 anos. Tem show do Roberto Carlos em estádio, da Zélia Duncan na feira do livro (na faixa), discursos, fogos, reportagens na TV etc.
.
Na mídia, o povo gosta de chamar minha cidade de "Califórnia brasileira". Tem gente daqui que acha o máximo a alcunha; mas quem ama a cidade e é mais crítico e quer vê-la melhor, arrepia de ouvir tamanha bobagem.
A vida opulenta é privilégio de uma minoria mínima. Ribeirão é muito mais que meia dúzia de famílias quatrocentonas e business men. E essa outra cidade, que nada tem de Califórnia, só quem vive aqui conhece. Ela é a base daqui.
Não nasci aqui do ponto de vista biológico. Mas penso que cresci aqui no sentido metafórico. E acho que este último vale mais.
Cheguei aqui aos 17 anos. Estou aqui há mais de 20 anos.
Não troco. Mesmo que não termine meus dias por aqui, será sempre minha cidade de origem. É o nome que digo quando perguntam "de onde sou". Sou de Ribeirão porque aqui escolhi ser, estar em tudo que isso implica de mais profundo.
.
Hoje o sol brilhou o tempo todo, com vento seco que agora esfria com a noite. Essa minha cidade, com seus cheiros, luzes, sons, calores... Toda dor e delícia de ser o que é, como diria Caetano.
Para os de fora, é terra do chopp, do calor, de um mundo que não define a verdadeira Ribeirão que trago em mim. E é isso: não moro mais nesta cidade apenas; é ela que vive e pulsa em mim.

Nenhum comentário: